Consumo Colaborativo



Século XX


  • Crédito
  • Publicidade
  • Posse Individual
  • Hiper consumo

Século XXI


  • Reputação
  • Comunidade
  • Acesso compartilhado
  • Consumo colaborativo


Um movimento irresistível está ganhando forma e força para transformar os negócios e o modo como consumimos e vivemos. Turbinado pela tecnologia, o consumo colaborativo está disseminando em larga escala práticas antes usuais como o compartilhamento, o escambo, o empréstimo, a troca e o aluguel entre colegas, amigos e conhecidos (nossos pares) que agora podem estar localizados em qualquer lugar do planeta.


Isso não tem nada a ver com pirataria, como algumas empresas insistem em dizer quase que diariamente. Elas alegam que o professor não recebeu nada, que o site não recebeu nada, que são usados laranjas e chegam ao absurdo de assustar o estudante. Pura falácia!


Pense comigo: você compra um carro e resolve dar carona todos os dias para quatro amigos. Será que a indústria automobilística fica feliz com isso? Ela quer vender um carro para cada usuário. Vai defender essa ideia até o fim. 


Agora imagine o absurdo das mesmas alegações: o engenheiro não vai receber, a empresa não vai receber, a revendedora não vai receber... Claro que vão! Um carro foi comprado. Só não precisamos de cinco. 


Vamos continuar com esse modelo até quando? Já imaginou quantas coisas você tem em casa que poderiam estar em modelo de uso compartilhado? Aquela bicicleta que só é usada uma vez por semana, os dvds que são vistos esporadicamente etc Quem paga o alto custo desse modelo ultrapassado é sempre o consumidor.


O uso de ferramentas é a maneira como o ser humano escolheu para evoluir, para modificar a natureza e construir o que hoje chamamos de Sociedade.


Recentemente, adquiri o livro "O que é meu é seu - como o consumo colaborativo vai mudar o nosso mundo". Em breve, farei um estudo ainda mais detalhado a respeito dessa verdadeira revolução do século XXI que deve mudar radicalmente o modelo econômico vigente. Segundo a Revista Time, essa é uma das 10 ideias que vão mudar o mundo.


O conhecimento é tudo!



Como funciona?

http://daviconcurseiro.com/comofunciona


Conheça os grupos disponíveis:

http://daviconcurseiro.com/todos